termos de referência do voluntário das nações unidas


termos de referência do voluntário das nações unidas

Preâmbulo

A United Nations Volunteers (UNV) é uma organização da ONU que apoia globalmente o desenvolvimento humano sustentável através da promoção do voluntariado, incluindo a mobilização de voluntários. A organização promove as causas da paz e do desenvolvimento através do aumento de oportunidades de participação de todas as pessoas. Trata-se de uma agência universal, inclusiva e que abraça a ação voluntária em toda sua diversidade.

Este posto é uma designação de voluntário da UNV baseada nos valores de livre arbítrio, comprometimento, engajamento e solidariedade, que são os fundamentos do voluntariado. O voluntariado traz benefícios ao próprio voluntário, bem como à sociedade como um todo. Ele promove a coesão social e enriquece as comunidades.

Na maioria das culturas, o voluntariado está profundamente enraizado em tradições antigas e bem estabelecidas de compartilhamento e apoio às comunidades. Neste contexto, os voluntários da UNV tomam parte em várias formas de voluntariado e exercem seu papel no desenvolvimento e paz juntamente com seus colegas, agências anfitriãs e comunidades locais.

Em todas as designações, os voluntários da UNV promovem o voluntariado através de sua ação e conduta. O engajamento em uma atividade voluntária pode enriquecer, efetiva e positivamente, sua compreensão das realidades locais e sociais, bem como criar pontes entre você e as pessoas em sua comunidade anfitriã. Isto fará com que o tempo que você gasta como um voluntário UNV seja ainda mais gratificante e produtivo.

1. Título da Designação: Especialista em Voluntariado e Prevenção da Violência

2. Tipo de Designação: Voluntário Internacional UNV

3. Título do Projeto: Parceiros na Prevenção: Trabalhando com Garotos e Homens para Prevenir Violência Baseada em Gênero (P4P)

4. Duração: 1 ano (renovável)
5. Local, País: Bancoc, Tailândia

6. Data prevista de Início: 1 de Setembro de 2009

7. Descrição Resumida do Projeto:

Esta designação é baseada no escritório do Partners for Prevention (P4P), administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em nome dos parceiros da ONU, UNIFEM, UNFPA e UNV. Os deveres associados a este posto serão executados em uma estrutura de comprometimento e engajamento voluntário, que são os fundamentos do voluntariado.

A United Nations Volunteers é uma organização da ONU que apoia globalmente o desenvolvimento humano sustentável através da promoção do voluntariado, incluindo a mobilização de voluntários. A organização promove as causas da paz e do desenvolvimento através do aumento de oportunidades de participação de todas as pessoas. Trata-se de uma agência universal, inclusiva e que abraça a ação voluntária em toda sua diversidade.

O Voluntariado é diverso e enraizado em todas as culturas. A ação voluntária em suas várias formas traz benefícios a terceiros, bem como ao próprio voluntário. O voluntariado faz contribuições econômicas e sociais importantes, e colabora para a criação de capital social e coesão ao ajudar a estabelecer confiança e reciprocidade entre as pessoas.

Neste contexto, como um Voluntário da UNV, espera-se que o candidato bem sucedido busque oportunidades para identificar e estimular as expressões locais de voluntariado. Espera-se também que ele considere os colegas locais como pares e juntos sustentem a confiança das comunidades e da organização para a qual o voluntário UNV está designado.

O Programa Regional Conjunto para Prevenção da Violência Baseada em Gênero (VBG) na Ásia-Pacífico, "Parceiros na Prevenção: Trabalhando com Garotos e Homens para Prevenir Violência baseada em Gênero" é uma iniciativa interagências da PNUD, UNFPA, UNIFEM e UNV. O programa procura endereçar os desafios da desigualdade de gêneros e reduzir o predomínio de violência baseada em gênero na região. O Time da Partners for Prevention, representando as organizações participantes e localizado em Bancoc, fornece respostas e apoio à prevenção da violência baseada em gênero. O Time também provê apoio técnico e substancial à parceiros chave, incluindo escritórios locais e times da ONU.

1. Nível de responsabilidade: Como um membro voluntário do Time P4P e sob a supervisão compartilhada da UNV e do Coordenador do Programa P4P, o encarregado apoiará o desenvolvimento e a implementação das atividades relacionadas a Consciência Pública, Desenvolvimento de Capacidade e Resultados de Networking do Programa Conjunto P4P. Atividades chave incluirão: coordenação e apoio aos voluntários UNV trabalhando em prevenção da violência baseada em gênero em países selecionados na região, assistência social e apoio a vários eleitores e redes de Organizações da Sociedade Civil, incluindo voluntário local envolvendo organizações facilitado através do programa conjunto, apoio ao desenvolvimento de iniciativas focadas no crescimento do voluntariado para prevenção da violência baseada em gênero.

2. Ambiente Colaborativo: espera-se que o encarregado contribua para os processos de aprendizado e desenvolvimento de capacidade entre os pares dentro do Time P4P, colegas da UNV na Ásia-Pacífico e parceiros regionais do programa.

3. Foco de ligação do trabalho: o encarregado contribuirá para alcançar os resultados do Programa P4P. Como um membro do time, o encarregado representará o Programa P4P e permanecerá em comunicação próxima com os parceiros afiliados. Simultaneamente, o encarregado irá sustentar e promover os valores de voluntariado e a UNV com todos os parceiros do programa. Ele será a ligação principal entre a UNV e o Time P4P e estará em contato direto com os voluntários da UNV, seus parceiros e patrocinadores na região da Ásia-Pacífico para construir sinergias com o Programa P4P.

8. Agência Anfitriã/Instituto Anfitrião: Centro Regional PNUD de Bancoc

9. Descrição dos Deveres:

Sob a supervisão do Coordenador do Programa P4P, o voluntário UNV deverá prover suporte no desenvolvimento, coordenação e supervisão da implementação da maioria das atividades do programa relacionadas à consciência pública e desenvolvimento de capacidade – especialmente focado em assistência social comunitária, voluntariado e desenvolvimento de capacidade. Especificamente, ele será o responsável pelo que segue:

1. Implementar estratégia regional efetiva integrada ao programa P4P e atividades em nível nacional/local para promover o voluntariado para prevenção de VBG e para alistar voluntários UNV ativos para participar na prevenção.

. Desenvolver uma estratégia regional de "voluntariado para prevenção de violência baseada em gênero" para apoiar as atividades da P4P de conscientização pública e desenvolvimento de capacidade, e para interface com os projetos locais e nacionais que trabalham para acabar com a VBG;

. Empreender assistência com parceiros locais – governo, sociedade civil, inclunido organizações de voluntários locais, organizações jovens e setor privado para ampla participação, e domínio de atividades do programa para voluntariado e prevenção da violência;

. Estabelecer e manter uma rede vibrante de voluntários, incluindo voluntários UNV Nacionais istalados nos níveis nacional e sub-nacional para auxiliar na troca regular de informações e aprendizado, que alimentam os diálogos conceituais e políticos nos níveis nacional e regional;

. Supervisionar a alocação de voluntários da UNV na P4P através da região: identificar e explorar novas oportunidades de alocação, desenvolver Termos de Referência para os postos e assegurar e facilitar o monitoramento regular, relatórios, comunicação e troca de informações com os voluntários, organizações parceiras/anfitriãs e os Oficiais do Programa UNV no país;

. Coordenar oportunidades de mentorização e treinamento para voluntários UNV alocados sob a P4P

2. Prover suporte ao desenvolvimento de capacidade aos voluntários UNV, equipe da ONU, Governos, ONGs e outros parceiros, especialmente relacionados ao voluntariado para prevenção da VBG

. Prover suporte técnico aos voluntários UNV, equipe da ONU e outros parceiros na região para facilitar a formulação do projeto e implementação de iniciativas locais promovendo o voluntariado para a prevenção da VBG sob a estrutura da estratégia regional;

. Apoiar eventos regionais de criação de capacidade focados em mobilizar garotos e homens para prevenir a violência, com a participação de voluntários UNV do país afiliados ao programa regional;

. Apoiar a coordenação e organização de outros fóruns/eventos regionais para assistência social, desenvolvimento de capacidade e compartilhamento de informações além das fronteiras, e para promover o voluntariado.

3. Produzir materiais didáticos em Voluntariado para Prevenção de VBG

. Redigir materiais didáticos tais como estudos de caso, artigos e papers documentando as lições aprendidas através do voluntariado na P4P para a abordagem de prevenção e sintetizando as boas práticas ao mobilizar voluntários para a prevenção de VBG.

. Produzir materiais didáticos para os voluntários da UNV na região, para sensibilizá-los a respeito da VBG e resumir ações potenciais que os voluntários da UNV podem apoiar no nível local.

4. Servir de ligação entre a UNV e o programa conjunto P4P

. O encarregado é responsável por garantir comunicações consistentes entre a UNV e o time P4P e seus parceiros;

. Assegurar que os valores da UNV e do voluntariado estão integrados no programa conjunto;

. Manter a UNV (Matriz e na região) informada das atividades-chave do programa conjunto.

5. Apoio ao Gerenciamento do Programa e ao Time P4P

. Redigir relatórios e atualizações relacionadas aos resultados de Consciência Pública e Desenvolvimento de Capacidades do Programa Conjunto;

. Reportar-se regularmente ao Coordenador do Programa e à Matriz da UNV sobre o gerenciamento financeiro das atividades do programa;

. Apoiar a preparação de avaliações intermediárias e final do programa, conforme requerido;

. Reportar todos os gargalos e problemas potenciais relacionados aos resultados de Consciência Pública e Desenvolvimento de Capacidades ao Coordenador do Programa;

. Representar o Time P4P nas plataformas sub-regional, regional e interagências, conforme requerido.

Promoção do Voluntariado

Espera-se que os voluntários da UNV promovam o voluntariado e se engagem em atividades voluntárias. Da mesma forma, os voluntários da UNV são encorajados a:

. Fortalecer seu conhecimento e compreensão do conceito de voluntariado através da leitura de publicações relevantes da UNV e outras publicações, e tomando parte em atividades da UNV;

. Familiarizar-se com as formas locais e/ou tradicionais de voluntariado nas comunidades anfitriãs;

. Refletir a respeito e integrar a seu plano de trabalho atividades que serão realizadas como parte de sua designação a fim de promover o voluntariado para o desenvolvimento (V4D).

Formas específicas de promover o voluntariado durante a designação e dentro das horas de trabalho incluem:

. Realizar networking e construir relacionamentos com organizações locais, grupos ou indivídulos apoiando e/ou participando das iniciativas locais de voluntariado;

. Encorajar, mobilizar e apoiar colegas de trabalho, voluntários companheiros na UNV e membros da comunidade local, para que participem ativamente no desenvolvimento de sua comunidade;

. Contribuir com artigos e publicações sobre experiências de campo e submetê-los para publicações/websites, newsletters e press releases da UNV, etc.;

. Iniciar e/ou participar de grupos locais de voluntários. Auxliá-los a enviar histórias e experiências ao site World Volunteer;

. Refletir sobre o tipo e a qualidade das ações voluntárias que estão realizando, incluindo participação em atividades de reflexão em andamento;

. Promover ou aconselhar grupos locais no uso do voluntariado online, ou encorajar indivíduos e grupos locais a utilizar o voluntariado online sempre que for tecnicamente possível.

10. Resultados Esperados:

. Voluntários mobilizados na região para apoiar os papéis e responsabilidades de garotos e homens na prevenção da violência baseada em gênero;

. Uma rede vibrante de voluntários, incluindo voluntários nacionais da UNV instalados nos níveis nacional e sub-nacional;

. Aumento da conscientização entre os praticantes do desenvolvimento relacionada à contribuição do voluntariado para – e potencialmente para – a prevenção da violência baseada em gênero;

. Atividades integradas da P4P implementadas com sucesso e mantidas na Ásia-Pacífico com o apoio da UNV;

. Ferramentas de aprendizado e materiais de comunicação relacionados ao voluntariado para a VBG disseminados;

. Uma declaração final sobre as conquistas em direção ao voluntariado para o desenvolvimento dentro de seu programa anfitrião.

11. Qualificações/Requisitos:

. Diploma mínimo de Mestrado em campos relacionados como: sociologia, serviço social, saúde pública, desenvolvimento internacional, e com experiência substancial em gênero e prevenção da violência;

. Pelo menos 3 anos de experiência em programa relacionado a voluntariado e/ou assistência social e desenvolvimento de capacidade – preferencialmente com uma organização internacional;

. Algum conhecimento sobre prevenção da violência e o contexto das regiões da Ásia e do Pacífico;

. Experiência prévia em trabalhos na Ásia e no Pacífico;

. Experiência prévia com voluntariado para desenvolvimento será um forte diferencial;

. Experiência prévia em trabalhos com patrocinadores-chave na região será um forte diferencial;

. Experiência prévia em trabalhos com garotos e homens para prevenção da violência será um forte diferencial.

12. Competências:

. Informática: Habilidades básicas em informática (MS-Office e software de internet), incluindo a preparação de apresentações e capacidade de trabalhar com bancos de dados;

. Idioma: Execelente habilidade de comunicação oral e escrita em Inglês; conhecimento dos idiomas da região da Ásia e do Pacífico será uma forte vantagem;

. Demonstração de integridade ao incorporar os valores e padrões éticos da ONU e tratar todas as pessoas com imparcialidade e sem favoritismo;

. Experiência em mobilização de voluntários;

. Compreensão dos problemas de violência e gênero na Ásia e no Pacífico;

. Compreensão do trabalho com garotos e homens para alcançar a igualdade dos gêneros;

. Habilidade de trabalhar independentemente e como membro de um time;

. Excelentes habilidades interpessoais; habilidade de trabalhar em um ambiente multicultural e multiétnico e de manter relações de trabalho com pessoas de diferentes países e culturas com sensibilidade e respeito pela diversidade;

. Fortes habilidades de liderança; habilidade comprovada de planejar e organizar o trabalho para entrega de resultados;

. Habilidade de contribuir ao planejamento estratégico, gerenciamento baseado em resultados e relatórios;

. Habilidade de ir além dos modelos e procedimentos estabelecidos, propor novas abordagens que possam expandir o alcance dos programas;

. Habilidade de trabalhar com supervisão mínima;

. Habilidade de liderar a formulação e avaliação de atividades do programa;

. Foco no impacto e resultados e resposta positiva aos feedbacks críticos;

. Abordar consistentemente o trabalho com energia e atitude positiva e construtiva;

. Fortes habilidades de comunicação oral e escrita;

. Construção de fortes relacionamentos com clientes e atores externos.

13. Condições de Moradia

A estação de trabalho é Bancoc, Tailândia, mas a designação pode requerer que o candidato viaje aos países participantes da região.

Bancoc possui um clima tropical monçonal com 3 estações distintas (frio, calor e chuva). A temperatura não cai abaixo de 20 graus Celsius na estação fria e pode atingir mais de 40 graus na estação quente.

Diferente tipos de acomodação estão disponíveis em Bancoc, embora seja mais comum hospedar-se em prédios de apartamentos. O custo irá variar dependendo dos requisitos e desejos individuais, bem com a localização.

Opções de transporte incluem os trens (BTS), metrô subterrâneo (MRT), barcas, taxi, ônibus e motocicletas.

Existem diferentes redes telefônicas disponíveis (fixa e móvel) e o acesso à internet é fácil (pode ser instalado em casa e também há diversos Internet Cafés e pontos de acesso WiFi públicos). A rede elétrica é de 220 volts.

Bancoc está em fase de segurança zero (0), portanto não há nenhuma preocupação com segurança neste momento.

14. Condições do serviço

Contrato de 12 meses (renovável); ajuda de custo mensal (Volunteer Living Allowance – VLA) destinada a cobrir hospedagem, necessidades e utilidades básicas, equivalente a US$ 2.173,00 (atual) para uma pessoa, US$ 2.433,00 para a pessoa com um dependente legítimo e US$ 2.623,00 para a pessoa com dois ou mais dependentes legítimos; ajuda de custo inicial para estabelecimento do voluntário no local; seguros de vida, de saúde e de invalidez permanente; passagem aérea de retorno; bonificação de U$150,00 por mês de serviço satisfatório.

15. Inscrição

Favor responder por e-mail, anexando o CV (Currículo) e indicando no campo assunto da mensagem: "SRE/ Volunteerism and Violence Prevention/THAI", para Volvacancy@unvolunteers.org

O programa United Nations Volunteers se compromete a garantir a igualdade de gêneros entre os voluntários UNV e dá boas vindas às inscrições de mulheres.

Data de encerramento: 4 de agosto de 2009.

 

Traduzido pelos voluntários online:
Priscilla Novaes e Helvio Machado

Você também pode ser voluntário no Portal Voluntários Online

Comentários:

Deixar um Respota

Você deve estar logado para enviar um comentário.