Social Good Brasil




Programa que estimula o uso de tecnologias para um mundo melhor será lançado durante a Social Media Week, em São Paulo.

O Social Good Brasil (SGB), programa liderado pelo Portal Voluntários Online (VOL) e o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), acredita que o uso das  tecnologias e das novas mídias pode ajudar a resolver os grandes  problemas sociais e que cada um pode fazer a sua parte.

Conectar pessoas e organizações por um mundo melhor. Esse é o lema do SGB, que pretende mobilizar pessoas para o uso das novas tecnologias e mídias sociais como ferramentas de enfrentamento dos grandes problemas mundiais e que contará com um seminário internacional e um desafio de startups no fim do ano, em Florianópolis.

O programa será lançado durante a Social Media Week/São Paulo, no dia 16 de fevereiro, às 17h15. A apresentação será feita pelos voluntários Fernanda Bornhausen Sá (@fernandabornsa), Rafael Ziggy (@rafaelziggy) e Samantha Shiraishi (@samegui).

O Social Good Brasil será um programa onde as pessoas podem opinar e colaborar. Será feita uma chamada para a inscrição de casos no Brasil, tanto para o desafio, quanto para o seminário.

Você já pode fazer parte do Social Good Brasil pelas mídias sociais: encontre o movimento no Facebook , Twitter e SlideShare.

Exemplos pelo mundo e no Brasil

Em setembro de 2011 o Mashable, maior portal independente de notícias sobre tecnologias e comunicação digital nos EUA, promoveu o segundo Social Good Summit, em Nova Iorque. O VOL e o ICom participaram do evento que reuniu exemplos de pessoas e ONGs que utilizam as novas tecnologias para o bem social. Nomes importantes como Randi Zuckerberg, Melinda Gates e os ganhadores do Nobel da Paz Muhammad Yunus e Desmond Tutu estiveram presentes.

Um bom exemplo do uso da internet para alavancar e dar escala uma causa social é a ONG Charity Water, que usa a rede para divulgar sua causa e arrecadar fundos para levar água potável a comunidades africanas (leia aqui).

Outro grande exemplo é o Movimento Blog Voluntário, criado pelo publicitário e voluntário Rafael Ziggy para o Instituto Voluntários em Ação e realizado em conjunto com centenas de voluntários online. O Movimento funcionou da seguinte maneira: blogueiros escreveram posts para ajudar pessoas iniciantes no mundo virtual e combater o analfabetismo digital.  O resultado foi tão bom que os posts foram transformados em quatro e-books, disponíveis na internet.

O Projeto Sonho Brasileiro é também um bom exemplo, pois mostra que pequenas ações podem fazer a diferença na sociedade. A juventude brasileira está preocupada com o mundo ao seu redor e se mobiliza para mudá-lo. São os jovens-ponte, que já estão fazendo a sua parte para mudar a realidade em que vivemos.

Veja mais exemplos de casos na seção “Social Good Brasil” de nosso Blog.

O VOL acredita que o Brasil também pode fazer parte dessa mudança social, e por isso está lançando, juntamente com o ICOM, o Social Good Brasil.

Venha fazer parte desse programa que se espalhará pelo Brasil e pelo mundo.

 

 

 

Comentários:

Deixar um Respota

Você deve estar logado para enviar um comentário.