história real de uma voluntária online


história real de uma voluntária online

Ana Maria investiu seus conhecimentos lingüísticos na tradução de várias pesquisas sobre crianças de rua da América Latina do espanhol para o português. Sua organização Shine a Light conecta organizações que servem crianças de rua da América Latina e usa tecnologia digital para transformar sucessos locais em soluções internacionais. O desafio em pesquisar crianças de rua, e ainda traduzir essa pesquisa, consiste em entender o dialeto das gangues de rua da América Latina, com seus próprios códigos em cada país, e que são obscuros para a integrar sociedade. Ana Maria aproximou sua tradução em português de um estudo sobre as gangues de rua colombianas, quando gastou várias semanas pesquisando as gírias das gangues do Brasil.

Ela conseguiu com sucesso não somente a tradução literal, mas também cultural, e achou maneiras de conectar o discurso sobre os membros de gangues colombianos com os brasileiros nas favelas de Rio e São Paulo. Depois de várias traduções para o Shine a Light uma tarefa que ela começou em 2003, Ana Maria está agora trabalhando na tradução de um currículo baseado num DVD para professores em campos de refugiados – seu maior empreendimento até agora. A fim de utilizar os termos apropriados em português quando, por exemplo, escrever subtítulos para documentários feitos por adolescentes refugiados em Bogotá, capital da Colômbia, Ana Maria novamente mergulhou no vocabulário e cultura peculiares das comunidades de refugiados e imigrantes.

 As traduções de Ana Maria estão ajudando a romper barreiras entre hispânicos e comunidades de trabalhadores lusófonos. Elas deram resultados e experiências obtidas na Argentina, Colômbia e México e estão disponíveis para as organizações brasileiras, tendo facilitado a troca de experiências e o aprendizado recíproco. Voluntariando-se on-line para uma organização que está longe de sua casa, e engajando-se em atividades que lidam com projetos em outros países da América Latina, Ana Maria também aprendeu muito sobre a situação social em seus próprios país e vizinhança. “Em suma, ser um voluntário on-line com o Shine a Light fez-me conscientizar sobre as realidades que eu não enxergava e também me fez perceber que eu posso contribuir com poucas tecladas por dia para ajudar algumas pessoas comprometidas em ajudar outras.”

 Quer ser um voluntário online? Entre no portal brasileiro de voluntariado online.

Comentários:

Deixar um Respota

Você deve estar logado para enviar um comentário.