Crie brinquedos com caixas de papelão utilizadas



Você contribui com o meio ambiente, conscientiza seu filho e ainda dá diversão para ele! Veja algumas dicas.

Um pouquinho de criatividade é o ingrediente principal para transformar aquela caixa de papelão que não tem mais utilidade em uma coisa completamente diferente: um brinquedo infantil.

Trata-se de uma maneira divertida e barata de ensinar, desde cedo, os pequenos a reutilizarem materiais, preservando o meio ambiente. Não existem regras na hora de reutilizar sua caixa, mas, para facilitar a tarefa, a revista Parents fez uma seleção de três diferentes brinquedos que podem ser construídos com caixas de papelão. Conheça:

 

Jogo de encaixe de formas geométricas

Fotos: Parents

Materiais necessários:

 

Caixa de papelão;
Compasso ou forma circular (pode ser um prato);
Régua;
Caneta;
Estilete;
Papel adesivo colorido;
Fita adesiva colorida;
Cola quente
Modo de fazer:

Desenhe as formas desejadas nos seis lados usando o compasso, a régua e o lápis e, logo em seguida, corte as formas com o estilete. Se fizer um círculo, por exemplo, desenhe um do mesmo tamanho no papel adesivo e, com um compasso, desenhe um 3 cm maior em diâmetro em torno deste. Corte o anel e cole-o no recorte circular correspondente na caixa de papelão para fazer o acabamento. Para criar os quadrados, use tiras de fita adesiva colorida. Utilize a pistola de cola quente para selar a caixa e mantê-la bem fechada em ambas as extremidades. Pronto! Agora, basta brincar.

Cama de boneca

Materiais necessários:

Caixa de papelão
Tesoura
Papel
Fita adesiva
Lápis
Estilete
Placa de apoio para corte
Pistola de cola quente
Pompons
Lantejoulas grandes
Modo de fazer:

Pegue a caixa de papelão lisa e corte as quatro abas superiores. Dobre um pedaço de papel ao meio. Segure o papel dobrado na vertical e corte um design decorativo em toda a parte superior para formar o molde da cama. Desdobre e cole em um dos painéis mais curtos da caixa e a seguir trace o desenho. Corte o papelão, com o estilete, em cima da placa de apoio para corte para criar o projeto da cabeceira da cama. Repita o procedimento para criar o pé da cama. Monte o fundo da caixa e cole com cola quente para que se mantenha fechada e segura. Enfeite as colunas da cama com pompons e a moldura com lantejoulas. Cole com cola quente. E pronto. A cama já está pronta para a brincadeira.

Castelo

Materiais necessários:

Caixa de papelão
Tesoura
Régua
Lápis
Estilete
Cola quente
Tinta cinza
Pincel
Duas ou três caixas de papelão pequenas
Fita vermelha
Hastes de chenile
Canudinhos listrados
Pequenos pompons
Feltro
Modo de fazer:

Este dá um pouquinho de trabalho, mas é diversão garantida para a criançada. Pegue a caixa de papelão lisa e corte as abas superiores. Para cortar as torres nos cantos, desenhe um retângulo de 15 x 27cm na parte de cima de cada lado e corte usando um estilete. Crie as bordas do muro do castelo, fazendo entalhes com o estilete de 2,5 x 2,5 cm na parte superior da caixa, utilizando o auxílio do apoio de corte. Desenhe uma porta levadiça de 18 cm de altura e recorte até o fundo, que ainda está ligado à caixa. Utilize, então, um lápis para marcar os dois orifícios correspondentes de cada lado da porta, onde ficarão presas as “correntes” que a fazem subir e descer.

Recorte quadrados de 3 cm para fazer as janelas usando o estilete e a placa de corte. Feche bem a caixa embaixo e cole com cola quente. Pinte o lado de fora com tinta cinza e bote para secar. Coloque caixas menores no interior do castelo para criar altura e corredores para os bonequinhos. Corte duas cordinhas de 15 cm de comprimento e passe através dos furos da porta e da moldura. Dê um nó para prender. Para fazer bandeiras, insira uma haste de chenile em um canudo e cole um pompom para finalizar. A seguir, corte uma bandeira triangular de feltro e cole pelo lado mais largo no topo da haste. Anexe as bandeiras na caixa, empurrando o chenile através da caixa. Pronto! Para incrementar ainda mais a brincadeira, adicione cavaleiros e cavalos de brinquedo.

 

Fonte: Mercado Ético

Comentários:

Deixar um Respota

Você deve estar logado para enviar um comentário.